sexta-feira, abril 29, 2005

tim boucher, o investigador do oculto não tinha nenhuma teoria sobre os sapos que explodem, mas ele tinha uma idéia muito boa, também um tanto apocalíptica: um tarot feito com celebridades, que simbolizem qualidades e situações contemporâneas. ou, nas palavras dele, an esoteric system which used celebrities as carriers of secret symbolic messages.

bem interessante. faz sentido para mim. da mesma maneira que as pessoas podem focalizar sua loucura na figura de uma cachorra morta, figuras como michael jackson ou o novo papa vem carregadas de significado. e não é difícil entender certos aspectos do nosso mundo através delas. dê uma espiada. ele já tem umas duas ou três prontas. é o segundo post.
sapos explodindo? o que mais falta para se decretar que o fim está próximo? as sete pragas do egito?

quarta-feira, abril 27, 2005

como há muito tempo eu não apreciava tanto, não poupava tanto um livro, eu queria compartilhar algum william gibson com meus leitores.

aqui, você pode ler o começo de johnny menmonic.

aqui, um artigo muito interessante sobre singapura, já tem 10 anos, mas para nós ainda é o futuro.

aqui, eu descobri que, além de johnny menmonic, e do strange days (que não tem nenhum crédito, mas eu juro que é um conto do gibson), outro conto do burning chrome virou filme. mas apesar de ter cristopher walken e asia argento e ser dirigido por abel ferrara, não parece grande coisa.

enjoy the future.

terça-feira, abril 26, 2005

tranelayout


tranelayout
Originally uploaded by Odyr.
the man. um estudo de coltrane. deixei essa como foi escaneada, me gusta ver essa imperfeicao do nanquim o lapis. um estagio antes do final. se voce for ate o flick,a versao finalizada esta ali no canto direito da dela, no next do photostream.

segunda-feira, abril 25, 2005

I worship the power of these lovely two
With that adoring love known to so few.

'Tis indeed a miracle, one must feel,
That two such heavenly creatures are real
.

Em 1954, duas garotas da Nova Zelândia, envolvidas numa relação ambígua e apaixonada e um mundo fantasioso muito intenso protagonizaram uma pequena tragédia que mobilizou o país. 40 anos depois, um filme foi feito: heavenly creatures, almas gêmeas, em português, revelando o talento de peter jackson e de kate winslet. revi nesse final de semana, junto com bitisa, que via pela primeira vez. é um belíssimo filme, violento, lírico e muito estilizado. vou tentar aqui não revelar muito da história, embora não acho que isso importe. a força do filme está na narrativa, não nos fatos.

mas os fatos interessam. o filme é baseado nos diários de uma das meninas. acabado o filme, nos veio aquela curiosidade violenta: o que aconteceu com elas?

santa internet. bom, elas estão vivas. mudaram de nome, de país, de identidade. aqui, você encontra um resumo de como a imprensa acompanhou os fatos. e fotos da dupla na época. uma delas se tornou uma escritora, bastante bem sucedida, de livros policiais. a outra vive uma vida mais anônima. Não preciso dizer que se você seguir os links vai conhecer os fatos, mas não acho que atrapalhe sua percepção do filme, caso não tenha visto.
é um daqueles filmes que permanece. peter jackson equilibrou o drama, a fantasia e todos os elementos de forma muito vigorosa e você se vê encantado e preso à cadeira ao mesmo tempo. fui dormir pensando nelas e acordei ainda com o tema na cabeça. >br>

esse site dá uma visão geral do filme, com todo tipo de link possível.
fran, como você vê, o filme não foi na mala. esqueci de mandar. fica pra próxima. :)

sexta-feira, abril 22, 2005

tá pensando que ganhar a vida desenhando é só alegria?

e-mail que mandei hoje para meu amigo/cliente/encomendador de ilustrações:

"Fico esperando o dia em que o tema das ilustrações seja Borges, Cortazar ou Coltrane em vez de A alavancagem de instrumentos inovadores de fomento como cooperativas de crédito. "

:)
people are crazy. ou talvez, como cantava nick cave, people just ain´t no good.

os amigos de fora talvez lembrem ainda da história da cachorrinha que foi morta aqui, codinome preta. tudo muito lamntável, por supuesto e eu ficaria pelo menos em parte feliz de ver as criaturas essas tendo sua cara esfregada no chão, mas o grau de histeria coletiva na cidade é inimaginável para quem está fora. já tivemos passeata, camisetas, e-mails circulando com as fotos dos envolvidos e ameaças de morte, mutilação, tortura...aparentemente os amantes de animais podem ser bem violentos.

exemplo em questão: aninha, visitante desse blog, tem seu blog. E uma filha. E fez a bobagem de entrar na comunidade da preta no orkut (sim, existe). Ao se afastar um milímetro do dogma canino, isso é o que ela recebeu:

Na comunidade da cadela preta no orkut, sobre o meu post:"acho q ela não ia gostar nada se alguém amarrasse a filha dela num carro e fizesse a mesma coisa. babaca, sem coração! imunda!"

ela fez um post a respeito desse comentário insano. alguns dos comments que apareceram no blog:

Concordo com a comunidade!!!!IMUNDAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!!Se eu soubesse onde vc mora...eu mesmo iria te amarrar no para choques!!!Carla 04.20.05 - 3:45 pm

pq vc não faz faculdade de prostituta, faz pós graduação em boquete, mestrado em anal e doutorado em vaginal??pq vc é uma puta, seria uma otima profissionalCHINA!LÉSBICA!SAPATÃO!PUTA!Chupadora de tico!Alguem 04.20.05 - 10:17 pm #

e por aí afora.

people are crazy.

terça-feira, abril 19, 2005

so we have a nazi pope. :)

claro que isso é uma simplificação grosseira, mas digamos também que está longe do que se poderia chamar um bom começo. as primeiras informações que chegam são da posição dele, violentamente contra o aborto, homossexualismo... e parte do esforço para manter em segredo qualquer caso de abuso sexual dentro dos ranks da igreja.

digitando nazi pope no goggle, achei duas coisas curiosas:

um, esse site meio surtado, mas bem divertido, comentando sobre como as forças do mal trabalham junto com o vaticano. wilbur deve gostar desse. law gostaria também. por exemplo:
In other words, the required sacrificial animal, and the human victim, that could not be ceremonially murdered in the secret ceremony in the Roman Chapel within the walls of the Vatican could be carried out at the parallel ceremony in the off-site "Authorized Targeting Chapel". Martin says this chapel was located in South Carolina, USA! [Ibid.]However, each gesture, each word, of the ceremony in the Roman Chapel within the Vatican must be exactly, simultaneously carried out in the off-site chapel. To accomplish this feat, a telephone hookup was established. In each location, a senior priest who had carried out the ritual so any times they were perfectly familiar with the cadence of the gesture and the spoken word would begin at the same moment, and end at precisely the same moment. When the time came for the "living sacrifice" to be made, the ceremonial dagger in the Vatican would fall at precisely the same moment as the ceremonial dagger in the off-site chapel!

esse outro também não poderia ser chamado exatamente de sério, mas pelo menos é de um ser humano com algum contato com a realidade, bem informado e que já tinha apostado na escolha do Ratzinger. Ele coletou na internet um amontoado interessante de informação. vale a pena. e, hey, ele é um investigador do oculto. :)
Augusto está na China, em uma feira comercial que parece a descrição do inferno. Enquanto ele não posta fotos das comidas sensacionais que está experimentando, dêem uma espiada nisso. O bom e velho Masa volta sua raiva juvenil contra as amostras falsas de comida que ficam nas vitrines dos restaurantes japoneses. Ele pode estar revoltado (as usual) e a comida pode ser falsa, mas ainda é a comida mais linda do mundo.

segunda-feira, abril 18, 2005

Alex Toth é, nenhuma outra palavra serve, um mestre. Someone who mastered his art. É o artista que pode desenhar qualquer coisa. Qualquer coisa. Com propriedade, elegância e economia. É quem pode nos chamar a qualquer dia, a qualquer hora, de vagabundos. (Entre os colegas desenhistas, claro.)

Num dos seus famosos bilhetes rabiscadosdo próprio punho, ele propunha que a DC fizesse com que seus artistas do momento desenhassem, por exemplo, um bebê asiático. Um negro. Um latino. Um garçom esnobe, um desinteressado, um enxerido. Não há garçom genérico. Há preguiça. Na minha cabeça, eu queria ter Toth como um sargento na escola de arte ideal, nos xingando o dia inteiro. Uma página qualquer do sketchbook dele, uma historinha rabiscada na hora do almoço, tem mais conhecimento, síntese e resultado do que eu possa aspirar ter na minha melhor página.

Não vou nem falar das páginas, dos layouts arrojados e orgânicos ao mesmo tempo. O homem nunca estava entediado, nunca trabalhava no automático. E, como você pode perceber, esse site juntou uma quantidade absurda de material a respeito dele. É onde eu vou para me chicotear.

Aliás, para continuar no assunto, o desejo de algum dia ter 10% da qualidade que ele tem é um bom motivo para continuar vivo. :)
o ócio pode levar a coisas curiosas. como por exemplo, atividade típica e inofensiva, to goggle your friends. e encontrar fotos de wilbur em uma hackersparty.

(if you´re wondering what´s the point, sorry, no point. just something like smile, you´re on candid camera. or hey, this is my pal wilbur. haven´t seen him in a while. nice to see him again. or something like that.

hey, still beats monday´s suicide wish, uh?)
en lunes uno quiere decir no. no, no quiero, que se vayan, que se. que me cago en tu padre, me cago en tu madre, me cago en la hostia, como nos decia hoy jorge.

pero uno prende a su cadaver y lo lleva por la calle hasta la oficina, donde lo esperan. it´s fucking monday.

monday, lunes, segunda-feira, eu vou pela rua estudando métodos de suicídio. uno lo haria por esgotamiento, por no más. se pode cansar de tudo. de estar vivo, de trabalhar, de ter aspirações, de sua família, de los dias que pasan y tienen que pasar...

eventually, you get over it. você toma seu café, come um doce com uma quantidade obscena de acúcar para acionar mecanismos químicos no cérebro e continua.

sexta-feira, abril 15, 2005

uma desgraça tende a anular a outra e nós, a esquecer, por exemplo, como vai a vida em badgá. obviamente quem mora lá não tem esse luxo e nada parece ter mudado muito. bagdah burning é um belo blog que já tinha recomendado e voltei a ele esses dias. a garota que escreve está "comemorando" dois anos de relatos da guerra e anda meio mesmerizada com a invasão de programação americana na tv. ela encontra humor suficiente para propor isso:

Furthermore, I don?t understand the worlds fascination with reality shows. Survivor, The Bachelor, Murder in Small Town X, Faking It, The Contender? it?s endless. Is life so boring that people need to watch the conjured up lives of others?

I have a suggestion of my own for a reality show. Take 15 Bush supporters and throw them in a house in the suburbs of, say, Falloojeh for at least 14 days. We could watch them cope with the water problems, the lack of electricity, the check points, the raids, the Iraqi National Guard, the bombings, and- oh yeah- the ?insurgents?. We could watch their house bombed to the ground and their few belongings crushed under the weight of cement and brick or simply burned or riddled with bullets. We could see them try to rebuild their life with their bare hands (and the equivalent of $150)?

I?d not only watch *that* reality show, I?d tape every episode.
signs. tomamos ontem um vinho chamado signos, o que é fácil de ler como sinais. hoje acordamos feeling like crap (não por causa do vinho) e saindo de casa vi um grupo de pombas dentro de um pátio, uma carta rasgada voando em mil pedacinhos no vento e um mendigo tentando com dois gravetos catar algo de dentro de um esgoto. tudo isso em uns cinco minutos. um daqueles momentos que a realidade parece debochar de nossa tentativa de lê-la através de imagens.

quinta-feira, abril 14, 2005

lobato


lobato
Originally uploaded by Odyr.

tudo começou com lobato. não só para mim, mas para uma, ou duas, gerações.
sozinho, ele deu conta de apresentar para os infantes a mitologia grega, dom quixote, as ciencias, peter pan...
a lista não tem tamanho.

as ilustrações, de andré le blanc também tem seu charme.
entao fiquei bem feliz de fazer uma capa dele para o suplemento infantil do jornal.
escaneei o livro aberto, joguei naquela perspectiva, apliquei o desenho, colori e depois criei as sombras. e apliquei o logo, que já existia, por tras do desenho.
e fiquei um tanto feliz.

hoje de manhã, revirando a internet, reencontrei meu clip favorito of all times. weapon of choice, de fatboy slim, com o inimitável cristopher walken. e à tarde, por uma dessas coincidências, kevin apontou para um site completamente dedicado a being boring, a música dos pet shop boys que tem meu segundo melhor clip of all times. então, have fun. :)

nicole


nicole
Originally uploaded by Odyr.
duas expressoes americanas que podem refletir uma certa culpa crista, mas que me agradam: filthy rich e criminally beautiful.
nicole kidman se enquadra nos dois casos. this movie can suck, but oh boy.

quarta-feira, abril 13, 2005

sonho com o poema de arquitetura ideal, dizia wally salomão pela boca de adriana calcanhoto.

eu sonho com o post perfeito, urgente, violento e estilizado. uma literatura de sobrevivência, um comentário que seja praticamente sua voz saindo de uma caminhada ao café. um blog não devia ser literatura, mas uma outra coisa. melhor, pior ou diferente. uma literatura urbana, um diário digital de um habitante qualquer do planeta. uma voz, reconhecível como tal.

isso de conversas ontem com consuelo, que pra mim está tão perto disso. ela escreve coisas ali que não são crônicas de jornal, literatura de livro, são outra coisa.

na verdade, claro, eu sonho mesmo é com a página perfeita de quadrinhos, aquele ponto rarefeito onde o desenho e a literatura se encontram num outro lugar, que é só seu. mas não me impede de sonhar com o post perfeito, o expresso perfeito, o ovo frito dos sonhos...

terça-feira, abril 12, 2005

o mundo dos links. para quem gosta de belos desenhos, ricos links de ilustração e quadrinhos em um site inteligente e bem desenhado, vejam drawn, um site canadense que descobri hoje.

não faz muito sentido que esse link esteja junto, mas faz, de algum modo qualquer que me escapa. esse ward é um dos colaboradores do site e tem seu blog, o ward-o-matic, que é bom. mas o que me deixou estranhamente movido (se posso usar essa palavra semi-inventada) foi a sua explicação de afinal, quem é esse ward. man, that´s beautiful self-biography. and a beautiful family. or maybe i´m just a sappy sentimental guy.
chuif.
foi uma boa noite. eu estava lendo mais um conto do livro de william gibson (wonderful, wonderful) quando o espaço entre uma linha e outra foi ficando maior e maior, como em cidadão kane. não era exatamente a realidade que se distendia, em algum realismofantásticogibsoniano. era o espaço da elucubração que crescia. entre uma linha e outra iam me ocorrendo cada vez mais coisas até eu me dar conta que estava lendo (ou escrevendo) outra história.

tive que deitar e olhar pro teto longamente enquanto a história se escrevia em minha cabeça. depois sentar e escrever um roteiro, que me agradou muito. tem quase nada do conto de william gibson, mas nasceu entre uma linha e outra. essas coisas.

( a cena de cidadão kane, caso você não lembre, é um prodígio de técnica: a câmera está na rua, se dirige à janela da biblioteca onde ele lê, passa silenciosamente pelo vidro, chega até ele, debruça-se sobre o livro, foca a página, o texto, um parágrafo, duas linhas, até sumir no espaço branco entre elas e emergir em um campo branco de neve. wow. pois é. )

segunda-feira, abril 11, 2005

eu não deveria ficar surpreso, mas que rica porcaria é o blog do gerald thomas. mal escrito, grosseiro, com erros de português e de digitação, mal intencionado, pretensioso...

ok, talvez algum leitor vá lá depois disso e diga: bom, não é tão ruim assim. talvez. talvez me pareça tão ruim por ser alguém de quem se espera algo. por ler nos comments um sem número de pessoas deslumbradas com a inteligência dele, com como ele escreve bem...

ou sou eu que estou de mau humor?
link aos pedaço, hoje. mais um. o grande jorge drexler foi ao sensacional programa morning becomes ecletic e você pode vê-lo/ouvi-lo na sala de sua casa. aqui.
meu antigo chefe me dizia que existe tal coisa como o bom problema. (por exemplo: tenho dinheiro demais!! o que faço com ele?)

então esse problema de caterina me divertiu e me deu uma certa inveja. taí um problema que gostaria de ter.
woke up late, grumpy and with rinitis. quick hits, then.

it´s a lovely day. nosso atavismo se manifesta de diversas maneiras, entre elas mirar a chuva mesmerizados. como qualquer homem pré-histórico de sua caverna.

uma cachorra de rua foi morta em pelotas, graças à estupidez de alguns locais. não é que a coisa tomou proporções inacreditáveis? para os amigos de fora: o fato ocorreu em pelotas. deu na capa da zero hora, temos site na internet, comunidade no orkut, abaixo assinado, uma passeata portoalegrense importada para pelotas... os colegas jornalistas aqui estão recebendo e-mails de todo país... impressionante.

aparentemente as pessoas escolhem símbolos de indignação. todo dia a humanidade faz milhares de coisas que nos envergonham, mas algumas são escolhidas e potencializadas. afinal, uma semana atrás, um grupo de policiais no rio mataram 30 pessoas a esmo na rua, por alguma vendetta que me escapa agora. é a barbárie, é terrorismo, como bem disse lula. mas a cachorrinha está tendo mais espaço no jornal. não estou reclamando nem me espantando. eu também quis matar pessoalmente os autores da estupidez. não, eu quis uma justiça salomônica: que eles também fossem amarrados em um carro e arrastados pela rua. mas são momentos. atavismos também.

um filme sensacional que não teve muita publicidade, até onde eu saiba: the 25º hour ou a última noite. um condenado (edward norton) tem uma noite livre antes de ir para a cadeia por 7 anos. o que ele faz nesse último dia e as relações dele com amigos, parentes, amantes. e uma presença muito forte do 9/11. música de terence blanchard, filme de spike lee. não, filmaço.

sexta-feira, abril 08, 2005

para começar o final de semana com a sombra de um sorriso, o melhor comentário que ouvi sobre a morte do papa (no blog do kevin):

Man, it's been 3 days and he hasn't come back. I guess better luck next time.
Paris, Pelotas

a palavra fanzine não vai passar pelos meus lábios, mas cometi um livrinho, um libreto, uma coisinha. a função principal sendo de enterrar de vez um projeto que não ia sair nunca, então juntei os destroços de forma elegante e voilà, temos um livrinho.

foi, aham, lançado ontem, se palavra tão pretensiosa pudesse ser usada, em uma noite musical no porto das artes e dei meu primeiro autógrafo. :)

aqui vocês podem ver a introdução. se estiver difícil de ler, clique na lente de aumento em cima da imagem.

quinta-feira, abril 07, 2005

Eu estou um pouco confuso aqui e talvez meus amigos espalhados pelo mundo possam me iluminar nesse assunto tão profundo. lendo momus (as usual), ele está falando sobre o japão (as usual) e comenta en passant sobre os love hotels. como uma idéia muito particular do japão, nascida da tranquilidade oriental com o sexo, com uma visão saudável e não furtiva da coisa, blah blah. bueno, fui atrás dos love hotels, dessa idéia tão original. você pode ler sobre eles aqui, por exemplo.

mas nada do que li conseguia me fazer diferenciá-los dos nossos singelos motéis. um love hotel é um motel? estamos sozinhos com o japão nessa idéia? eu sei que nos estados unidos motel é simplesmente um hotel de estrada. mas eles não tem motéis? ou love hotels? ou fuck hotels? e no resto do mundo?

amigos exportados: alguma teoria? comentários? experiências?
e não, não estou perguntando o quê vocês fizeram lá. :)

mas hey, se quiserem contar fiquem à vontade.

quarta-feira, abril 06, 2005

eu não sabia e faço minhas as palavras de momus, que fez um obituário infinitamente melhor do que eu poderia: Saul Bellow, who died yesterday sharp as a pin and perhaps "serene", might be the closest I've come, personally, to having a pope. A humanist pope, a pope whose church is life itself, and people, and the world. Like popes, great novelists never really die. They just enter the canon.

para mim, mesmo não sendo the one como foi para momus, era um entre poucos. uma inteligência abissal, aplicada à vida enorme da américa, com rants intermináveis, que ás vezes você seguia, às vezes não, mas sempre admirava o entusiasmo lírico e o conhecimento orgânico. comecei muito jovem com O planeta de mr. Sammler, que me impressionou enormemente e me deu a impressão de que judeus eram infinitamente mais sábios do que nós. e talvez sejam, quando você pensa em philiph roth, john updike, bellow...

henry miller não era judeu, mas tinha loucura por eles. um povo 100% alfabetizado, que acredita profundamente no conhecimento, que tem uma religião de apreciação da vida, um senso de humor próprio e um tipo de entusiasmo muito particular.
mas isso é uma tangente. não quero que alguém comece aqui um debate racial-político. o ponto era mandar bellow com algumas palavras, mesmo que certamente indignas dele. leia o que momus escreveu e você estará bem servido.

terça-feira, abril 05, 2005

impressões imateriais sobre a viagem, para encerrar o assunto: momentos. polaroids que não foram tiradas.

- chegando na lancheria do parque, depois de dois anos de ausência, o garçom me diz como se fosse uma semana: - Tá sumido, guri.

- na rodoviária de porto alegre, passagem comprada para a volta, deixo bitisa com as malas e livros por uns instantes e vou até a banca, fumar um cigarro e olhar as revistas. deus, a liberdade de um momento sem ter que prestar atenção nas suas bolsas, sem ter que carregar nada. me debruço sobre as grades, vendo os ônibus chegarem e profundamente aliviado. aqueles raros cigarros perfeitos.

- em um dos sebos, um estranho me pergunta: - odyr?
um professor da faculdade, mudado pelos anos, uma figura muito muito influencial pra mim, um dos poucos que desenhava ainda, em uma faculdade onde todos tentavam te enfiar instalações pela goela. fiquei tocado de verdade de revê-lo. saí do sebo com livros na mão e a garganta meio trancada.

segunda-feira, abril 04, 2005

diários do viajante I

viajar é uma indignidade e uma violência. o ser humano se vê carregando coisas constantemente, sentindo falta de objetos que não estão lá, dormindo em camas que não são a sua, procurando o banheiro no lugar errado no meio da noite...

dito isso, a viagem foi muito bem.

conforme comentado, o salão de desenho foi adiado indefinidamente, sem aviso. o que me incomodou por mais ou menos uns 10 segundos. imediatamente mudamos nossa programação de sexta feira para uma parada sentimental na lancheria do parque e uma excursão profunda no sakaes, onde enchi a cara de saquê e dilatei as narinas com wasabi. sempre um prazer.

na primeira noite dormi tão mal que me vi acordado na cama às 5 da manhã, escrevendo mentalmente uma lista dos 10 motivos pelo quais odiava viajar. mas no resto do tempo o mundo me tratou bem, assim que. no list.

_______________________________________________

sábado percorremos a cidade como maníacos, enchendo as mãos de pó em todos os sebos possíveis ( e são muitos). santa bitisa. a colheita foi boa. mais três nero wolfe para a coleção, uma gertrude stein (!!), um chandler, um hemingway... muito, muito em especial um livro do autor de neuromancer, o cara que talvez pela primeira vez visualizou o cyberspace: william gibson. burning chrome, um livro de contos; abre com johnny memnonic and is so fucking good I couldn´t believe my eyes. ao final do secondhandbookcrawling, comecei nos vinis. vou poupá-los da saga. mais comentários depois.

jantamos no atelier das massas. me acabei nos antipasti.

banquete indiano no ocidente, no almoço de domingo. good as usual. resumindo: todos os pit stops gastronômicos clássicos, pelo menos da minha experiência. e da de jorge e fê, que por supuesto eram lembrados a todo tempo, como guias fantasmas, que primeiro guiaram meus passos pela cidade. thanks, caros.

tem mais, tem muito mais. continuo depois.

baccio.
sim, o viajante retorna, unharmed, dos territórios da patagônia. um relato mais detalhado virá a qualquer momento. a segunda feira se revela um tanto exigente em demandas, mas vivo, muito bem alimentado e sem cicatrizes psíquicas graves. :)